quarta-feira, 14 de julho de 2010

O “MILAGRE” DA ATIVIDADE FÍSICA OU EQUILÍBRIO NA VIDA?

Em meus muitos anos orientando atletas, empresários e pessoas comuns através de treinamento físico individualizado e ainda no meu convívio em academias, percebo que é atribuído às atividades físicas, sobretudo aos exercícios aeróbios, o papel principal na aquisição de um corpo perfeito (?): músculos definidos, baixo percentual de gordura e um peso “ideal”. Porém, a grande verdade que combate o mito de que basta “sofrer” por horas em esteiras, salas de musculação, aulas de spinning ou qualquer outra aula coletiva e individual é que a palavra chave a ser encarada para bons resultados também estéticos deve ser EQUILÍBRIO.
Toda e qualquer atividade física orientada é boa e adequando-se a faixa etária, objetivo, nível de condicionamento e intensidade proporcional, trarão diversos benefícios estéticos e a saúde. Agora, de nada adianta tanto esforço para baixar seu peso e sua “gordurinha” sem uma alimentação adequada (de preferência orientada), repouso e lazer.
As atividades aeróbias além de atuarem no sistema cardiovascular mantêm o metabolismo mais acelerado, as musculares atuam diretamente nos músculos aumentando seu tônus e volume, já as de flexibilidade ampliam a mobilidade de nossas articulações. Até aí, tudo bem, poderíamos mencionar funções de cada um dos sistemas por horas, mas você se imagina com qualquer um deles funcionando sem a utilização do outro? Por exemplo. É possível correr só com o pulmão, sem usar os músculos e as articulações de todo o corpo? Parece óbvio que não. Mas quando começamos um programa de treinamento é fundamental que seja literalmente de corpo e atitudes, por inteiro. Chega de pedir ao professor para passar exercícios exclusivos. Alimente-se orientadamente, seja regular, tenha paciência e sobretudo, discipline-se mudando gradativamente seus hábitos de vida. Os resultados serão garantidos e os gastos com remédios no futuro, bem menores. Lembre-se: CHEGA DE MILAGRES!

Adicione a sua lista

Bookmark and Share