segunda-feira, 17 de novembro de 2008

"CADA MACACO NO SEU GALHO"



A estratégia mundial da OMS sobre ‘Alimentação saudável, atividade física e saúde’ tem como objetivo orientar a nível local, nacional e internacional o desenvolvimento de atividades que, empreendidas conjuntamente, redundarão em melhoras quantificáveis do nível dos fatores de risco e reduzirão as taxas de morbidade e mortalidade da população acometida por enfermidades crônicas relacionadas com o regime alimentar e a atividade física(OMS).



Olá amigos blogueiros!


Hoje, vou tomar pouco o seu tempo. Na realidade quero apenas reforçar a necessidade de melhorarmos a nossa qualidade de vida.

Sei que o tema parece até meio "batido" mas sem dúvida por mais que nele falemos, ainda assim, pouco teremos dito, até que as pessoas realmente internalizem a grande necessidade de pregarmos o "equilíbrio". Como seria isso? É fato que uma boa alimentação, atividades físicas regulares, repouso, lazer, avaliações médicas preventivas e vários outros ítens são de grande importância, não havendo necessidade de vir aqui escrever isso.... Todos já sabem(?). O que mais me preocupa é o "grande" conhecimento que as pessoas tem a respeito de tudo(?). Entendem sobre remédios, melhores treinamentos, alimentação.... Nossa! Todos tem teoria e tese para tudo e ainda assim, quando não tem certeza a respeito, perguntam a um amigo o que ele "tomou" para aumentar a massa muscular, para uma amiga o que ela fez para ficar tão "sequinha" ou mesmo recorrem a literaturas(várias revistas de banca de jornal) sem nenhum embasamento científico, tomando tais matérias como a mais pura verdade.

Um dos melhores ditados para ilustrar tal tema seria: "CADA MACACO NO SEU GALHO"
Amigos. Parece apenas uma frase de efeito, mas acredite! Saúde não tem preço.
Precisamos valorizar todos os profissionais envolvidos com a sua saúde. Seja o Professor de educação física, o médico, nutricionista, fisioterapeuta ou qualquer outro PROFISSIONAL que possa vir a orientá-lo para que possas atingir os seus objetivos com qualidade e segurança.
Parece-me incrível que ainda existam pessoas que gastam o valor de uma mensalidade de academia em uma noitada e ao pagarem suas mensalidades naquelas, reclamam, pedem descontos, ameaçam até mesmo interromper os seus treinamentos quando há reajuste.
É, na minha opinião, absurdo que ainda hajam pessoas que acreditam na necessidade de passar fome para conseguir emagracer, quando bastaria consultar um profissional para montar um programa alimentar.
Deparar com pessoas de boa formação, inclusive, que dificilmente recorrem a uma avaliação médica periódica para verificar suas reais condições de saúde e/ou até mesmo recorrem a "amigos" formados em medicina (diferente de médico) para dar-lhes atestados, sem uma avaliação real.....
Tenho certeza de que juntos, vamos conseguir combater o tais práticas ruíns e lutaremos por uma vida bem mais leve e saudável.

Ao iniciar um programa de treinamento, as etapas são as seguintes:


1) Procure seu MÉDICO e faça uma avaliação clínica;

2) Matricule-se em uma ACADEMIA séria e com bons profissionais (pesquise - nem sempre as academias com instalações luxuosas são as melhores);sugiro a Academia Exata em Laranjeiras (http://www.exatafit.com.br/)

3) Marque consulta com um(a) NUTRICIONISTA. Dê preferência aos especializados em nutrição esportiva.

4) Frequente!!!!!( só se matricular não basta, né...rsssss)


Precisando, me escreva:


carlinhosprof@hotmail.com


Um enorme beijo no coração e na alma!!!


Até a próxima!!!


Prof.Carlos Araújo



segunda-feira, 10 de novembro de 2008

ICQ - RELAÇÃO ENTRE CINTURA E QUADRIL

Olá!! Antes de começar a escrever sobre o tema proposto desta semana, o ICQ (Indice de Relação entre Cintura e Quadril). Gostaria de agradecer a minha amiga "blogueira" e colega de estudos na área de PNL (Programação Neurolingística), a jornalista ALESSANDRA BIZONI(http://alebizoni.blogspot.com/). A mesma, no último curso em que estivemos juntos, fez algumas observações sobre a formatação da escrita em minhas postagens e graças a ela resolvi mudar um pouco a "cara" já neste trabalho. VALEU ALÊ!!!


Gostaria que voltassem a lembrar do tópico composição corporal. Destaquei algumas formas de avaliar tal ítem e tenho a certeza de ter causado um verdadeiro espanto em alguns dos meus amigos de blog ao verificarem o resultado. Desculpe!! O objetivo era alertá-los, só isso. De qualquer forma lembram que destaquei três formas básicas de avaliar a quantidade de gordura corpórea (em outra oportunidade falarei mais específicamente sobre gordura)? Pois bem, o IMC é realmente uma das equações mais fáceis de ser utilizada, já o método de dobras ou o mesmo o de bioimpedância elétrica, requerem um profissional treinado e equipamentos especiais, não sendo aprofundados neste espaço (caso tenha curiosidade, procure os links afins, na postagem anterior).

Para tentar convencê-los de vez a respeito da necessidade de uma dieta alimentar saudável e da importância na prática de atividades físicas, resolvi encerrar parcialmente este assunto (avaliação da gordura corporal) escrevendo sobre o Índice de Relação entre Cintura e Quadril ou simplesmente, ICQ.

Em minhas pesquisas recentes, achei um artigo no site da News Med (http://www.news.med.br/), sobre um estudo publicado na revista Lancet (http://www.thelancet.com/home). Tal artigo versa sobre um comparativo entre o IMC e o ICQ, no qual releva-se que apesar de também científico o IMC pode ser ineficaz na pré avaliação de doenças do coração, uma vez não levar em consideração a localização da gordura ou ainda volume muscular do indivíduo avaliado. Um bom exemplo disso é um fisiculturista, com uma grande estrutura muscular e baixa quantidade de gordura. Tal avaliado normalmente apresenta um IMC bastante elevado, sem no entanto mostrar a realidade.

O estudo foi feito com mais de 27 mil pessoas em 52 paises de todos os continentes, onde foram utilizados vários marcadores para avaliar o risco de doenças cardíacas, onde o destaque foi o ICQ. A grande conclusão é que quanto maior tal relação, maior o risco de doenças cardíacas, sendo altamente recomendado como meta a redução da circunfência abdominal e o aumento da massa muscular do quadril.

Todos estão se perguntando, CARLOS como é que se faz esta "continha"....rssss

Bem, é importante que entendam que uma circunferência abdominal além de indesejada estéticamente (pochete, pneu, bóia...foi você quem pensou!!!! rss) quando dividida pela circunferência do quadril, leva-nos ao tal ICQ. Exemplificando: calculando o ICQ de um indivíduo, homem, com 40 anos de idade, independente de altura ou peso, que tenha uma circunferência de cintura de 87 cm e dividindo esta, pelos seus 94cm de quadril, chegaremos ao índice 0,92. Este indivíduo apresenta-se com risco cardíaco MODERADO, conforme a tabela do link abaixo.
87(cintura) : 94(quadril) = 0,92 (MODERADO)
Meus queridos amigos, fico realmente torcendo para que os "sem tempo", "prazer" ou mesmo "disposição", passem a reavaliar suas estratégias de vida e comecem desde já a cuidar de seus corações...em todos os sentidos , mas principalmente neste caso, físicamente.
Um enorme beijo na alma e no coração!
Até a próxima semana.
Prof.Carlos Araújo






segunda-feira, 3 de novembro de 2008

COMPOSIÇÃO CORPORAL (Cont.)


PODERÍAMOS DESTACAR UMA GAMA BEM VARIADA DE MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL. DESTACO PORÉM, COMO MAIS UTILIZADOS, OS DE DOBRAS CUTÂNEAS(http://www.sanny.com.br/si/site/030201), O DE BIOIMPEDÂNCIA ELÉTRICA (http://www.avaliacaofisica.com.br/si/site/021230?idioma=portugues) OU MESMO OS RELACIONADOS AO ÍNDICE DE MASSA CORPÓREA (http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndice_de_massa_corporal).
SEGUINDO OS LINKS ENTRE PARÊNTESES, SEM DÚVIDA SERÁ POSSÍVEL ADQUIRIR UMA VISÃO BEM AMPLA DO ASSUNTO. DE QUALQUER FORMA, NÃO SENDO PROFISSIONAL DA ÁREA, DEVE ATER-SE NA IDÉIA E IMPORTÂNCIA DE CONHECER MESMO GENÉRICAMENTE, ALGUMAS MANEIRAS DE AVALIARMOS A QUANTIDADE DE GORDURA ECONTRADA EM SEU CORPO.
AS GORDURAS, DE UMA FORMA GERAL, NÃO SÃO O GRANDE VILÃO EM NOSSO CORPO, UMA VEZ ESTAS PODEREM VIR A SER UTILIZADAS COMO FONTE DE ENERGIA EM DIVERSAS SITUAÇÕES DO NOSSO COTIDIANO. O GRANDE PROBLEMA É O EXCESSO DELAS E O RISCO DE OBSTRUÇÃO DE ARTÉRIAS E VEIAS, LEVANDO A DIVERSOS MALES JÁ CITADOS ANTERIORMENTE.
PARA AJUDÁ-LOS E SERVIR DE REFERÊNCIA (NÃO DE FERRAMENTAS DE NEUROSE), RELACIONO ALGUMAS EQUAÇÕES BEM SIMPLES E MUITO INTERESSANTES PARA SITUAR-SE, COMEÇANDO TRAÇAR SUAS METAS:
1) IMC (ÍNDICE DE MASSA CORPÓREA)

IMC= PESO CORPORAL (Kg) dividido por ESTATURA(m) x ESTATURA(m)
ou seja, um indivíduo que pese 73 Kg e tenha 1,68m de altura teria o seguinte cálculo:

IMC=73 : 1,68 x 1,68 = 73 : 2,8224
IMC=25, 9
O QUE SIGNIFICA ISSO? NOSSO AMIGO ESTÁ COM UM SOBREPESO.
SIGA A TABELA ABAIXO E COMPARE:

Cálculo IMC Situação
Abaixo de 18,5 Você está abaixo do peso ideal
Entre 18,5 e 24,9 Parabéns — você está em seu peso normal!
Entre 25,0 e 29,9
Você está acima de seu peso (sobrepeso)
Entre 30,0 e 34,9 Obesidade grau I
Entre 35,0 e 39,9 Obesidade grau II
40,0 e acima Obesidade grau III

TENHO CERTEZA DE QUE TODOS IRÃO DIVERTIR-SE FAZENDO SEUS CÁLCULOS TENTANDO ENCAIXAR-SE NA TABELA, MAS LEMBRE-SE DE QUE ESTA É APENAS UMA VISÃO DE AVALIAÇÃO DA SUA COMPOSIÇÃO CORPORAL E PORTANTO PASSÍVEL DE ERROS. NA PRÓXIMA, INDICO OUTRAS "CONTINHAS! PARA SUA AUTO AVALIAÇÃO.
PARA FAZER COMENTÁRIOS, BASTA LOGAR COM O SEU LOGIN DO ORKUT, CASO NÃO O TENHA:
carlinhosprof@hotmail.com
BEIJO NO CORAÇÃO E NA ALMA!!

Adicione a sua lista

Bookmark and Share