segunda-feira, 10 de novembro de 2008

ICQ - RELAÇÃO ENTRE CINTURA E QUADRIL

Olá!! Antes de começar a escrever sobre o tema proposto desta semana, o ICQ (Indice de Relação entre Cintura e Quadril). Gostaria de agradecer a minha amiga "blogueira" e colega de estudos na área de PNL (Programação Neurolingística), a jornalista ALESSANDRA BIZONI(http://alebizoni.blogspot.com/). A mesma, no último curso em que estivemos juntos, fez algumas observações sobre a formatação da escrita em minhas postagens e graças a ela resolvi mudar um pouco a "cara" já neste trabalho. VALEU ALÊ!!!


Gostaria que voltassem a lembrar do tópico composição corporal. Destaquei algumas formas de avaliar tal ítem e tenho a certeza de ter causado um verdadeiro espanto em alguns dos meus amigos de blog ao verificarem o resultado. Desculpe!! O objetivo era alertá-los, só isso. De qualquer forma lembram que destaquei três formas básicas de avaliar a quantidade de gordura corpórea (em outra oportunidade falarei mais específicamente sobre gordura)? Pois bem, o IMC é realmente uma das equações mais fáceis de ser utilizada, já o método de dobras ou o mesmo o de bioimpedância elétrica, requerem um profissional treinado e equipamentos especiais, não sendo aprofundados neste espaço (caso tenha curiosidade, procure os links afins, na postagem anterior).

Para tentar convencê-los de vez a respeito da necessidade de uma dieta alimentar saudável e da importância na prática de atividades físicas, resolvi encerrar parcialmente este assunto (avaliação da gordura corporal) escrevendo sobre o Índice de Relação entre Cintura e Quadril ou simplesmente, ICQ.

Em minhas pesquisas recentes, achei um artigo no site da News Med (http://www.news.med.br/), sobre um estudo publicado na revista Lancet (http://www.thelancet.com/home). Tal artigo versa sobre um comparativo entre o IMC e o ICQ, no qual releva-se que apesar de também científico o IMC pode ser ineficaz na pré avaliação de doenças do coração, uma vez não levar em consideração a localização da gordura ou ainda volume muscular do indivíduo avaliado. Um bom exemplo disso é um fisiculturista, com uma grande estrutura muscular e baixa quantidade de gordura. Tal avaliado normalmente apresenta um IMC bastante elevado, sem no entanto mostrar a realidade.

O estudo foi feito com mais de 27 mil pessoas em 52 paises de todos os continentes, onde foram utilizados vários marcadores para avaliar o risco de doenças cardíacas, onde o destaque foi o ICQ. A grande conclusão é que quanto maior tal relação, maior o risco de doenças cardíacas, sendo altamente recomendado como meta a redução da circunfência abdominal e o aumento da massa muscular do quadril.

Todos estão se perguntando, CARLOS como é que se faz esta "continha"....rssss

Bem, é importante que entendam que uma circunferência abdominal além de indesejada estéticamente (pochete, pneu, bóia...foi você quem pensou!!!! rss) quando dividida pela circunferência do quadril, leva-nos ao tal ICQ. Exemplificando: calculando o ICQ de um indivíduo, homem, com 40 anos de idade, independente de altura ou peso, que tenha uma circunferência de cintura de 87 cm e dividindo esta, pelos seus 94cm de quadril, chegaremos ao índice 0,92. Este indivíduo apresenta-se com risco cardíaco MODERADO, conforme a tabela do link abaixo.
87(cintura) : 94(quadril) = 0,92 (MODERADO)
Meus queridos amigos, fico realmente torcendo para que os "sem tempo", "prazer" ou mesmo "disposição", passem a reavaliar suas estratégias de vida e comecem desde já a cuidar de seus corações...em todos os sentidos , mas principalmente neste caso, físicamente.
Um enorme beijo na alma e no coração!
Até a próxima semana.
Prof.Carlos Araújo






Nenhum comentário:

Adicione a sua lista

Bookmark and Share