segunda-feira, 2 de março de 2009

Problema???

O TAMANHO DO SEU PROBLEMA IMPORTA?

Peço, hoje, licença para abordar um tema que tem muito mais a ver com psicólogos do que mesmo com professor. Se bem que qual professor não pode ser considerado um pouco de psicólogo?
Deparo-me no meu dia-a-dia com vários dilemas, preocupações ou mesmo tabus a serem vencidos, sejam os meus ou de pessoas do meu ciclo de vivência, profissional ou pessoal. O que tem chamado a atenção com especial destaque é a maneira como cada um encara as coisas. Se o embate é enorme para quem o está vivenciando, porém, muito pequeno para quem apenas o acompanha de longe, prova principalmente, que o importante é como a coisa é encarada. Porque será que alguns indvíduos tem o dom de "levar" tudo com otimismo e bom humor e outros sempre com um peso extra, de maneira arrastada, quase sem solução?
A resposta a este questionamento, também tem a ver com o seu ângulo de visão à crise. Acreditar em um futuro pleno, em que tudo vai dar certo ainda que o prognóstico seja desfavorável é diferente de acreditar em uma entidade cósmica ou qualquer outro tipo de religião ou sorte. Orar, rezar ou seja lá o que uma crença possa pedir, nada tem a ver com o que vai te acontecer. Sem querer parecer ateu, quero apenas deixar claro que o mais importante que nós precisamos para vencer as crises, está dentro de nós. Ser otimista ou bem humorado é um exercício diário que ao longo de uma vida e com muita força de vontade o leva a excelência no autoconhecimento. Tudo isso tem muito a ver com uma de minhas novas áreas de estudo. Em outras oportunidades, vou mostrar como será possível determinar metas em todas as suas áreas de vida, inclusive para reduzir peso ou simplesmente praticar atividades físicas com mais periodicidade e qualidade.
Enquanto isso, aprenda a retirar o que há de melhor dentro de sí e passe a visualizar o que os outros tem de mais produtivo a ser aproveitado. Adoçe seus olhos com carinho, amor e paciência. Como escrevi anteriormente, este é um exercício diário, que vai transformar a sua vida.
Como diria SÓCRATES:
" não espere uma crise para descobrir o que é importante em sua vida"
Beijo no coração e na alma.
Até a próxima!
Prof. Carlos Araújo

2 comentários:

Dra. Vivian Marino CRM 111479 disse...

Todos tem um pouco de psicólogos, mas só os que gostam da humanidade e sabem o valor do "Equilibrio", serão bons nesta tarefa, logo vc é ótimo nela, abraços e ralizações,Vivi.

Anônimo disse...

Seu blog está muito interessante e agradável de ler.
A foto da postagem anterior está muito linda!
Grande bj e continue visitando meu blog! É sempre um prazer recebê-lo.
Estarei mandando boas vibrações sempre!

Adicione a sua lista

Bookmark and Share