domingo, 26 de outubro de 2008

COMPOSIÇÃO CORPORAL







O TEMA ABORDADO NAS PRÓXIMAS SEMANAS É BEM INTERESSANTE. O FAMOSO E TEMIDO PERCENTUAL DE GORDURA. MEU OBJETIVO É APENAS LEVANTAR ALGUMAS QUESTÕES E DESTACAR ALGUMAS TENDÊNCIAS, SEM OBJETIVO MUITO TÉCNICO, PARA TAL FIM, JÁ EXISTEM MUITOS LIVROS E SITES ESPECIALIZADOS.



QUANTAS PESSOAS SE ESQUIVAM DAS AVALIAÇÕES FÍSICAS OU AINDA TOMAM VERDADEIROS PUXÕES DE ORELHA DE PERSONAIS TRAINERS OU PREPARADORES FÍSICOS?



A COMPOSIÇÃO CORPORAL, DE UMA MANEIRA GERAL, DEVE SER ENCARADA COM BASTANTE SERIEDADE EM QUALQUER SEGMENTO DA SOCIEDADE. SEJA VOCÊ UM ATLETA, PRATICANTE DE ATIVIDADE FÍSICA OU MESMO SEDENTÁRIO, CADA QUAL COM SUA IMPORTÂNCIA E OBJETIVOS, PENSE NESTA, COMO TEMA DE SAÚDE PÚBLICA.



ATLETAS EM GERAL, VISAM UMA QUANTIDADE DE GORDURA CORPÓREA E PESO MAIS ADEQUADOS A SUA REALIDADE E DESPORTO DE ORIGEM. JÁ OS PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA NÃO PROFISSIONAL (ADORADORES OU NÃO), NORMALMENTE DESEJAM UM CORPO MAIS ESBELTO E ALINHADO (CORPO IDEAL, ESTÃO LEMBRADOS?) ONDE A QUANTIDADE DE MASSA MUSCULAR NA CONTRA MÃO DA GORDURA CORPORAL É A TÔNICA. TRATANDO-SE DE SEDENTÁRIOS, O SIMPLES FATO DE MANTEREM-SE FORA DA CLASSIFICAÇÃO "OBESIDADE" PODE SER O OBJETIVO.



É LÓGICO QUE COLOCO TAL APRESENTAÇÃO DE UMA FORMA BEM GENÉRICA, QUEM SABE SEJAS UM PRATICANTE DE MUSCULAÇÃO (POR EXEMPLO) E SUA PREOCUPAÇÃO SEJA APENAS PRATICAR O ESPORTE, SEM PRETENÇÕES ESTÉTICAS E PRONTO..... FIQUE TRANQUILO! QUERO APENAS ILUSTRAR....



ANTES MESMO QUE EU FALE SOBRE TENDÊNCIAS OU MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPÓREA, DEIXO BEM CLARO QUE O ÍTEM GORDURA CORPORAL VEM SENDO CADA VEZ MAIS, DESTAQUE E PREOCUPAÇÃO EM VÁRIOS PAISES DO MUNDO, SENDO ENCARADO PORTANTO, COMO UM DOS GRANDES INIMIGOS DA SAÚDE PÚBLICA. UMA POPULAÇÃO COM ÍNDICES ELEVADOS DE GORDURA PODE AUMENTAR SUBSTANCIALMENTE O NÚMERO DE ATENDIMENTOS EM HOSPITAIS. VEJA ABAIXO ALGUNS EXEMPLOS DE DOENÇAS ORIGINADAS OU POTENCIALIZADAS PELO EXCESSO DE GORDURA:


Hipertensão arterial, Distúrbios lipídicos, Doenças cardiovasculares, Hipercolesterolemia, Doenças cérebro-vasculares, Diminuição de HDL ("colesterol bom"), Diabetes Mellitus tipo II, Aumento da insulina, Câncer, Intolerância à glicose, Osteoartrite, Distúrbios menstruais/Infertilidade e Apnéia do sono.


AGORA IMAGINE ISSO AO LONGO DE VÁRIOS ANOS E A NECESSIDADE DE INVESTIMENTOS PÚBLICOS INACABÁVEIS PARA REMEDIAR TAL FATO... POR ANO SÃO CENTENAS DE MILHARES DE ÓBITOS EM VIRTUDE DAS PATOLOGIAS CITADAS A CIMA E OUTRAS NÃO MENCIONADAS, SÓ EM NOSSO PAÍS. TAIS INVESTIMENTOS PODERIAM (E DEVERIAM) SER DIRECIONADOS PRINCIPALMENTE NA PREVENÇÃO, ATRAVÉS DE CAMPANHAS DE REEDUCAÇÃO ALIMENTAR, INCENTIVO À PRÁTICA ESPORTIVA EM TODAS AS IDADES, SITES PÚBLICOS CUSTEADOS PELO PODER PÚBLICO (SEM FINS POÍTICOS) COM INFORMATIVOS E ORIENTAÇÕES PARA UM BEM VIVER.


CONTINUO COM ESTE ASSUNTO NA PRÓXIMA PUBLICAÇÃO, ENQUANTO ISSO....MEXA-SE!!!


ABRAÇÃO E ATÉ A PRÓXIMA!!

3 comentários:

www.pilulasdefelicidade.blogger.com disse...

Oi, Carlos!
Vim, mais uma vez visitar seu Blog e ele está superlegal!
Parabéna de novo!
Beijo
Patricia

Vivian disse...

Parabéns!
A estrutura ficou ótima, os textos são de fácil leitura e a idéia é muito importante, principalmente no meio em que vivemos, porquê o que existe de mais importante em saúde é a prevenção. Seu enfoque perfeito.

Fátima disse...

Oi, amigo!
Amei o seu blog, além de estar com um visual muito legal traz informações de grande importância para nossa saúde.
Obrigadão
Fátima Diversi

Adicione a sua lista

Bookmark and Share